quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Proibido no verão

Confira os tratamentos que são desaconselháveis na estação do sol
Por Ligia Kogos • 09/02/2009

Tratamentos e procedimentos que são excelentes, úteis e comprovados, podem dar péssimo resultado no verão. Porque exigem intensa proteção solar ou porque não dão certo em peles muito bronzeadas ou, ainda, porque junto com o calor e a umidade acabam irritando demasiadamente, o que não é nada vantajoso.
Vamos ver quais são eles:

Peelings médios e profundos estão desaconselhados, pois a pele descamando fica vulnerável à radiação solar, mesmo tomando-se as precauções recomendadas como uso de filtros solares e chapéus. Há uma parte da radiação que atravessa filtros e barreiras físicas e pode causar manchas escuras após o peeling.

Cremes abrasivos, esses com granulados, que se passa no rosto e corpo, devem ser usados com cuidado e moderação se a pessoa estiver em férias, tomando sol todos os dias. Podem funcionar como um peeling irritativo e, se o sol bater em cima, a pele pode ficar manchada de castanho, de forma bem irregular.

Depilações com cera no rosto devem se distanciar de fins de semana na praia ou piscina. Não deixe para fazê-la na sexta-feira, por exemplo, se os planos são de tomar sol no sábado. Prefira depilar na segunda-feira com segurança. Manchas escuras no buço são comuns por causa disto. Se for inevitável, use filtro com proteção pelo menos 30, com chapéu. Mas considere a possibilidade de usar os depiladores elétricos que arrancam o pelo (não aqueles iguais aos dos homens, do tipo "shave", mas os com molas giratórias que puxam os pelinhos e os arrancam). Estes enfraquecem bem os fios progressivamente e não causam manchas.

Intradermoterapia (Mesoterapia) para celulite e gordura localizada, como é feita com injeções, deixam hematomas que representam um incômodo para quem vai mostrar as pernas. Esses hematomas também pedem proteção solar.Escleroses de vasos nas pernas, como resultam em zonas de pequenos hematomas e crostas, também requerem filtro solar bem aplicado. Senão as manchas cor de vinho evoluem para manchas marrons que custam muito a desaparecer.

Nenhum comentário: