quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Carros do futuro
Formatação
Imprimir Enviar Aumentar Diminuir Galeria

Ferrari Scuderia: 0 a 100 km/h em 3,6 seg. e velocidade máxima de 320 km/h; preço: R$ 1,6 milhão (Foto: André Marinho)


Mercedes Benz mostrou o SUV GLK, o esportivo Classe SL e o cupê CLC: trio será vendido no Brasil, em 2009
A 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que prossegue até o próximo domingo (9) revelou tendências e deixou um grito no ar: xô crise!

Um evento de encher os olhos e capaz até de emocionar aqueles apaixonados por super máquinas.

Mas a tônica em todas as coletivas das montadoras que estão expondo suas novidades no Salão foi uma só: a crise está aí, mas o bicho não é tão feio quanto parece. Por mais que alguns insistissem em perguntar sobre o assunto, o público que está visitando o evento - estima-se que esta edição tenha 600 mil visitantes - não quer nem saber: baba diante dos supercarros e se derrete ao ver a criatividade dos designers. Aqui você verá as novidades das principais marcas.

BMW

O novíssimo BMW X6 e a quinta geração da Série 7 foram os destaques do espaço da marca alemã. Mas o apresentador Gugu Liberato preferiu a BMW X5 Security, e acabou comprando uma escondido de todo o mundo.

Chevrolet

Um dos principais destaques do Salão, o estande da Chevrolet revelou o Volt, carro elétrico, o Captiva Híbrido, o sedan Malibu e o carro conceito GPiX. Mas os olhos se voltaram todos para o Camaro conversível, esportivo que tem versões com motor seis cilindros e também V8. O Camaro 2010 tem transmissão de seis marchas e tração nas rodas traseiras. Na coletiva de imprensa, o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardilla, anunciou que o Malibu estará à venda no Brasil em 2009.

Chrysler

Muitas novidades no estande da americana Chrysler, que representa também as marcas Jeep e Dodge. A maior surpresa ficou com o anúncio de um sedan médio de luxo, fabricado pela japonesa Nissan, que estará a venda no Brasil ano que vem, o Trazo C1.8 Dodge. O primeiro sedan para a marca Dodge a ser vendido no Brasil , Paraguai, Uruguai e Argentina. O carro é equipado com motor flex fuel de 1.8 litros, de 4 cilindros e 16 válvulas.

Jeep

A atração da marca Jeep neste salão foi a introdução do modelo Grand Cherokee Limited equipado com motor 3,0 litros turbodiesel com sistema de injeção direta de combustível Common Rail (CRD), com 215 cavalos de potência e elevados 508 Nm de torque. O propulsor oferece consumo de combustível 30% menor em relação a motores equivalentes movidos a gasolina.

Mercedes-Benz

Outro estande dos mais disputados, trouxe novidades de peso. O novo utilitário esportivo GLK, que foi lançado mundialmente em abril deste ano e que chega ao Brasil em 2009 ao preço de R$ 225 mil, o novo cupê CLC, produto feito na fábrica da marca em Juiz de Fora (Minas Gerais) e exportado para o mundo, e a fera esportiva SL 63 AMG IWC, uma edição especial com motores V8 ou V12, com potências variando de 388 cv, 525 cv e 612 cv. Outro destaque no espaço da marca foi um local reservado para o Smat for two, carro compacto com excelente espaço interno para duas pessoas e que teve confirmada sua vinda ao Brasil em abril de 2009. O preço dele: R$ 55 mil a R$ 60 mil.

Ferrari

Um dos estandes mais disputados do Salão, a Ferrari F430 Scuderia foi apresentado para a imprensa pelo piloto de Fórmula 1 Felipe Massa. Tudo a ver, afinal a máquina foi preparada pelo ex-piloto e gênio Schumacher. O modelo foi desenvolvido com o intuito de ser mais leve, possuir o mínimo de adornos e mais inovações tecnológicas agregadas. Em seu interior, a 430 Scuderia também conta com o despojamento e a agressividade dos carros de competição. No volante, ficam o botão de ignição do motor e as cinco posições de controle de dirigibilidade. Ao lado da marca, outro ícone: a Maseratti, que apresentou a Gran Turismo V8, 4.2 litros, de 405 cavalos!

Fiat

Um dos estandes mais criativos, a Fiat mostrou seu carro ecológico, o Bugster, além de um destaque especial para o recém lançado sedan Linea e o restante da linha de produtos. Outra novidade foi o Punto T-Jet, que tem o mesmo motor do Linea esportivo, um pequeno 1.4 turbo com 152 cv de potência. Ele deve chegar ao mercado até o final do ano. O compacto 500 também atraiu olhares pela modernidade aliada a tradição. Outra atração foi o Punto Hot Wheels, o primeiro carro do tipo em tamanho real mostrado no Brasil. Seu design esportivo e agressivo chamou bastante a atenção do público presente.

Zonda

O estande do importado Pagani revelou o carro mais caro do Brasil: o Zonda F Roadster, que tem motor Mercedes-Benz, AMG, 12 cilindros, 7.3 litros e potência de 659 cv a 6.150 rpm. Ah, mas você quer saber o preço não é? Pois lá vai: R$ 4 milhões! Feito em edição limitada de 25 unidades, sob medida, é fabricado em Modena, na Itália.

Nissan

Destacou o Livina e o Grand Livina, seus primeiros carros de passeio produzidos no Brasil e que estarão à venda ano que vem. Eles vão inaugurar também a geração de motores flex da marca, com opções 1.6 litros e 1.8 litros. Além deles, o superesportivo GT-R, um V6 com 24 válvulas, motor 3.8 litros e 480 cv de potência.

Kia

O novo sedan de luxo Cerato e o SUV Mohave foram as atrações. Mas foi anunciado também um novo carro, o Rio, um hatchback com motor a gasolina 1.4 litros, 16 válvulas e 95 cv de potência.

Volvo

Referência em segurança veicular, a marca sueca mosrou o XC60, veículo que alia a robustez de um utilitário esportivo a um cupê.

ANDRÉ MARINHO
Editor
O editor viajou a São Paulo a convite da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)

BASTIDORES

Estandes mais fotografados foram os da Ferrari, Lamborguini, Ford, Porsche e Zonda Roadster

Volkswagen fez um mini teatro com capacidade para 400 pessoas para shows

Chevrolet trouxe o esportivo Camaro atual e o antigo, bem como o badalado Volt elétrico

Climatização do Anhenbi não contribuiu para aliviar o calor e a maioria do público reclamou do clima abafado

Peugeot reproduziu em seu primeiro andar um mini bistrô francês

Nenhum comentário: